Dicas saudáveis para alimentação do seu coleiro.

Imagem
O que o coleiro Tui-tui come? Quem nunca ouviu falar do coleiro tui tui? Ele é uma ave bem familiar dos Brasileiros e de alguns vizinhos nossos. Muitos criadores se apaixonam com o seu lindo canto que facilmente encanta quem ouve esse som divino. Nossos amiguinhos são conhecidos por vários nomes, dependendo da região. Aqui na região sudeste nós o chamamos de coleiro, mas pode ser chamado de Papa capim ou até mesmo Papa arroz, Gola de cruz e muitos outros, o importante é tratar bem dessas aves encantadoras. É muito simples você cuidar da alimentação deles, pois o que o coleiro tui tui come é: Alpiste misturado a outros grãos. Pode ser acrescentado a canjiquinha de milho, o painço portugues, que muitos criadores amam usar. O osso de baleia pode ser acrescentado também, pois é uma fonte de cálcio e ajuda a ajustar o bico. Personalidade da ave. Os coleiros são aves dóceis e  sociáveis que correspondem aos cuidados do seu criador, quanto mais você deixar ela a vontade mais ela fica ape...

Salve seu pássaro com essas dicas.

Isso vai fazer o processo de muda ir mais RÁPIDO


muda de penas.


Mesmo sendo muito resistentes, as penas dos pássaros precisam ser substituídas anualmente. Embora, a qualquer momento, se uma pena for arrancada ou vier a cair por qualquer motivo, outra nasça em seu lugar, a época da muda das penas ocorre após a estação de reprodução, no período compreendido entre janeiro e maio, com maior concentração nos meses de fevereiro e março. Na natureza o período de troca da plumagem se arrasta por cerca de quatro meses. Em viveiros ou gaiolões também é mais demorada. Tudo por conta da necessidade de o pássaro manter uma condição ótima de vôo.

Em ambiente doméstico, ocupando gaiolas típicas, não deve levar mais de 8 semanas na troca da plumagem. Há espécimes que completam a muda em 40 dias, mas estes são a exceção e não a regra.
A época da muda varia um pouco de uma região para outra, sendo influenciada pela temperatura, umidade relativa do ar, etc.

Aspectos psicológicos podem influenciar a entrada do pássaro em muda. Um pássaro em meio às fêmeas ou ouvindo e disputando canto com outros machos poderá retardar sua entrada na muda. O pássaro necessita tranqüilidade para uma muda natural.

Devemos evitar prolongar o período de reprodução para não comprometer a muda do plantel. Os filhotes tirados a mais nessa temporada, serão cobrados na produção futura.
Fatores de estresse como mudança de ambiente, viagens, variações bruscas de temperatura, mudanças e desequilíbrios na dieta poderão precipitar a entrada do pássaro na muda.

Forçar a muda não é prática recomendável.

A muda é um processo natural na vida das aves, relacionado a fatores biológicos, ligados aos hormônios produzidos pela tireoide. A fase da muda é mais complexa que a simples substituição das penas, envolvendo processos que não são percebidos como, por exemplo, a reorganização do aparelho reprodutivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

habitos alimentares dos coleiros.

Dicas saudáveis para alimentação do seu coleiro.