Dicas saudáveis para alimentação do seu coleiro.
O que o coleiro Tui-tui come?
Quem nunca ouviu falar do coleiro tui tui? Ele é uma ave bem familiar dos Brasileiros e de alguns vizinhos nossos. Muitos criadores se apaixonam com o seu lindo canto que facilmente encanta quem ouve esse som divino.
Nossos amiguinhos são conhecidos por vários nomes, dependendo da região. Aqui na região sudeste nós o chamamos de coleiro, mas pode ser chamado de Papa capim ou até mesmo Papa arroz, Gola de cruz e muitos outros, o importante é tratar bem dessas aves encantadoras. É muito simples você cuidar da alimentação deles, pois o que o coleiro tui tui come é: Alpiste misturado a outros grãos. Pode ser acrescentado a canjiquinha de milho, o painço portugues, que muitos criadores amam usar. O osso de baleia pode ser acrescentado também, pois é uma fonte de cálcio e ajuda a ajustar o bico.
Personalidade da ave.
Os coleiros são aves dóceis e sociáveis que correspondem aos cuidados do seu criador, quanto mais você deixar ela a vontade mais ela fica apegada a você. Dá para perceber pelo volume do seu canto, é por isso que os coleiros participam de vários torneios por não se intimidarem facilmente, ficam bem à vontade na presença de várias pessoas.
Dá para diferenciar facilmente uma macho de uma fêmea pela coloração, o macho tem penas pretas nas costas e uma coleirinha branca, com a parte de baixo nas cores branca ou amarela, enquanto a fêmea é toda amarronzada na tonalidade parda.
Cientificamente são chamadas de Sporophila caerulescens pertencentes ao parentesco com os Thraupidae
Período de Reprodução
Quando estão para se acasalar o casal de coleiros saem de perto do bando para realizarem o coito da espécie.Os machos constroem toda a estrutura do ninho com pedaços de vegetais, raízes e matos que eles encontram para que suas fêmeas possam colocar os ovos de maneira segura. Quem acha que o canto da ave é só para ganhar torneio, está muito enganado, serve para manter o ninho seguro de predadores e outras aves que estejam por perto.
Comentários
Postar um comentário